Análise do comportamento

domingo, 6 de novembro de 2016

Psicopatia ou Sociopatia Como identificar? .Quais as razões para esse tipo de comportamento?Afinal o que é?

Um estudo feito pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro psicopata é viciado em dopamina, o neurotransmissor ligado à sensação de prazer. A pesquisa encontrou evidências de que o órgão de um indivíduo com o transtorno produz esse hormônio em escalas muito maiores, o que hiperativa a área de recompensas. Isso levaria os psicopatas a serem extremamente impulsivos, atraídos por riscos e necessitados por uma busca incansável de recompensas, sem se preocuparem com os resultados.

Outros estudos anteriores já haviam mostrado alterações significativas em uma região chamada amígdala  responsável pelas reações emocionais.

A psiquiatra forense Hilda Morana cita ainda que os psicopatas a, apresentam alterações funcionais no córtex frontal suborbitário, área do cérebro envolvida no caráter, no raciocínio moral e no processamento de emoções sociais, como empatia, culpa, e vergonha. Ou seja, o sujeito não tem a parte cerebral que o permitiria ter noção do outro, completa..

Acredita-se que fatores genéticos e um ambiente desequilibrado na infância,como conflitos familiares e abusos verbais, físicos ou sexuais, também podem desencadear o surgimento da psicopatia.

Nunca subjugue o poder de sedução de um psicopata, completa.
Algumas características comuns que podem indicar que a pessoa pode ser um psicopata.:

Mentiras: visando conquistar aquilo que deseja, o psicopata não pensará duas vezes se achar necessário mentir sobre qualquer assunto.

Falta de empatia: psicopatas são frios, e indiferentes aos sentimentos, Colocar-se no lugar dos outros?
Jamais! Por isso, não costumam ter grandes e velhos amigos, no máximo alguns conhecidos- que eles usarão para alcançar seus objetivos.

Impulsividade: eles são impulsivos por natureza. Explodir por qualquer coisa, ficar agressivo ao ser contrariado e tomar decisões sem se preocupar com as consequências são sinais de psicopatia.

Manipulação: talvez uma das características mais marcantes nos psicopatas. Eles irão manipular, fraudar e controlar tudo e todos ao seu redor. Para isso, podem usar a lábia, fazer jogos.

Falta de responsabilidade: o psicopata nunca irá assumir um erro- a não ser que esteja visando algo com essa atitude.Geralmente ele procuram se esquivar ou não, então, jogar a culpa nas costas de alguém, e não sentirão remorso por isso.

Berenice Domiciano . Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã



Nenhum comentário:

Postar um comentário