Análise do comportamento
sábado, 20 de janeiro de 2018
sábado, 18 de março de 2017
Deficiências- Tipos -, características.
.1 O que é deficiência física?
Definição:
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo(s) segmento(s) corpora(is) afetado(s) e o tipo de lesão ocorrida.
Tipos/características:
-• Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias)
-• Lesão medular (tetraplegias, paraplegias)
-• Miopatias (distrofias musculares)
-• Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose)
-• Lesões nervosas periféricas
-• Amputações
-• Seqüelas de politraumatismos
-• Malformações congênitas
-• Distúrbios posturais de coluna
-• Seqüelas de patologias da coluna
-• Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros
-• Artropatias
-• Reumatismo inflamatório da coluna e das articulações
-• Doenças osteomusculares (DORT)
-• Seqüelas de queimaduras
-• Lesão medular (tetraplegias, paraplegias)
-• Miopatias (distrofias musculares)
-• Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose)
-• Lesões nervosas periféricas
-• Amputações
-• Seqüelas de politraumatismos
-• Malformações congênitas
-• Distúrbios posturais de coluna
-• Seqüelas de patologias da coluna
-• Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros
-• Artropatias
-• Reumatismo inflamatório da coluna e das articulações
-• Doenças osteomusculares (DORT)
-• Seqüelas de queimaduras
Causas:
As causas são as mais diversas. Em seguida serão apresentadas algumas:
-Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição.
-Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral.
1.3 Abordagens teóricas para crianças com deficiência física em decorrência da paralisia cerebral
É hoje consensual, de acordo com os grandes teóricos do desenvolvimento humano, que a ontogênese e a socialização estão fundidas na realização do ser humano. A ontogênese traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado desde a fase do ovo até a forma adulta (GOULD, 1977).
Duas correntes teóricas no interacionismo, a elaborada por Piaget e seus seguidores e a defendida por teóricos soviéticos, em especial Vygotsky, dão sustentação aos referenciais teóricos analisados e apropriados quanto à solicitação da criança com deficiência física.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio de constantes desequilíbrios e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica na criança ou a mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso - da harmonia entre o organismo e o meio - causando um desequilíbrio. São dois os mecanismos acionados para alcançar um novo estado de equilíbrio. O primeiro recebe o nome de assimilação e o outro, acomodação.
Piaget ainda divide a fase de desenvolvimento em dois períodos: período da inteligência sensorial-motora, que vai do nascimento até os dois anos de idade (constituído de seis estágios), e período pré-operacional, compreendido entre dois e sete anos de idade.
No interacionismo proposto por Vygotsky encontramos uma visão de desenvolvimento baseada na concepção de um organismo ativo, cujo pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência, social. Nessa teoria é dado destaque às possibilidades que a criança dispõe a partir do ambiente em que vive. O pensamento infantil, amplamente guiado pela fala e pelo comportamento dos mais experientes, gradativamente adquire a capacidade de se auto-regular. Para Vygotsky o processo de formação do pensamento é portanto despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações.
1.3 Abordagens teóricas para crianças com deficiência física em decorrência da paralisia cerebral
É hoje consensual, de acordo com os grandes teóricos do desenvolvimento humano, que a ontogênese e a socialização estão fundidas na realização do ser humano. A ontogênese traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado desde a fase do ovo até a forma adulta (GOULD, 1977).
Duas correntes teóricas no interacionismo, a elaborada por Piaget e seus seguidores e a defendida por teóricos soviéticos, em especial Vygotsky, dão sustentação aos referenciais teóricos analisados e apropriados quanto à solicitação da criança com deficiência física.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio de constantes desequilíbrios e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica na criança ou a mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso - da harmonia entre o organismo e o meio - causando um desequilíbrio. São dois os mecanismos acionados para alcançar um novo estado de equilíbrio. O primeiro recebe o nome de assimilação e o outro, acomodação.
Piaget ainda divide a fase de desenvolvimento em dois períodos: período da inteligência sensorial-motora, que vai do nascimento até os dois anos de idade (constituído de seis estágios), e período pré-operacional, compreendido entre dois e sete anos de idade.
No interacionismo proposto por Vygotsky encontramos uma visão de desenvolvimento baseada na concepção de um organismo ativo, cujo pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência, social. Nessa teoria é dado destaque às possibilidades que a criança dispõe a partir do ambiente em que vive. O pensamento infantil, amplamente guiado pela fala e pelo comportamento dos mais experientes, gradativamente adquire a capacidade de se auto-regular. Para Vygotsky o processo de formação do pensamento é portanto despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações.
domingo, 12 de março de 2017
Chega de Medo - Um transtorno no comportamento.
Não importa qual seja o seu medo - solidão, desemprego, abandono, traição, depressão, insegurança,Deus é nossa força e nosso refúgio seguro;. Confie Nele
Em Gênesis 15;1 O Senhor falou a Abraão numa visão. " Não tenha medo Abraão. Eu sou o seu escudo: grande será a sua recompensa".
Quando você é chamada e libertada desse medo paralisante, não volta para o cotidiano de antes. Você se maravilhará com aquilo que Deus tem para você. Um mundo de maravilhas arrebatadoras está à espera se você confiar em Deus com tudo que você tem e com tudo que você é .Você descobrirá que é uma pessoa livre!.
Coisas extraordinárias acontecem quando uma mulher confia em Deus. Jesus morreu mas deixou o Espírito Santo para todo aquele que Nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna.
Em Gênesis 15;1 O Senhor falou a Abraão numa visão. " Não tenha medo Abraão. Eu sou o seu escudo: grande será a sua recompensa".
Quando você é chamada e libertada desse medo paralisante, não volta para o cotidiano de antes. Você se maravilhará com aquilo que Deus tem para você. Um mundo de maravilhas arrebatadoras está à espera se você confiar em Deus com tudo que você tem e com tudo que você é .Você descobrirá que é uma pessoa livre!.
Coisas extraordinárias acontecem quando uma mulher confia em Deus. Jesus morreu mas deixou o Espírito Santo para todo aquele que Nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Ego . O que é?
O ego do homem é a fonte de todos os seus problemas , de todas as guerras, de todos os conflitos, de todo ciúme, medo e de toda depressão.
Segundo Osho, quando nascemos, temos nosso eu autêntico. Depois, a sociedade cria um falso eu: você é cristão, você é católico, você é branco, você é alemão, faz parte da raça escolhida por Deus e deve governar o mundo, e assim por diante. Ela cria uma falsa ideia de quem são as pessoas.
Ela lhe dá um nome e, em torno do nome, cria ambições, condicionamentos. E, pouco a pouco, trabalha o ego dos indivíduos através da escola , da igreja, da faculdade... Depois universidade, medalha, está no topo e pronto para ir para o mundo.
E tudo isso nunca lhe permite nem mesmo um vislumbre de seu eu autêntico, real, e sua vida está lá, em sua autenticidade.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Transtorno Borderline - Programa de Tratamento.
Quais as áreas de tratamento do TPB?
R. Áreas problemáticas.
-emocional: reatividade emocional, depressão, irritabilidade, ira, ansiedade.
- interpessoal- Esse transtorno vai do amor ao ódio com facilidade , em segundos.
- comportamental- impulsividade, autolesões, pequenos cortes queimadura de cigarros, overdose, suicídio., dor emocional.
- cognitiva. Exemplo , o terapeuta sai de férias, ele acha que não se preocupa com ele.
- Alterações da identidade.
-Auto-imagem
-Auto-conceito
-sua identidade sexual
-sua imagem corporal.
- É necessário enfatizar mais a aceitação que a mudança e alternar entre um estilo terapêutico confortador e um irreverente e confrontador.
Essa abordagem dialética , segunda Linehan utiliza para nos proporcionar maior clareza descritiva (linehan, 1993a). Para essa autora consiste em fazer com que o terapeuta e o paciente se movam para cima e para baixo e para frente e para trás, até conseguir um equilíbrio. O terapeuta deve-se manter esse equilíbrio. Busca-se a integração entre os polos opostos,( emoções, desejos, crenças) . Para isso, são ncecessários movimentos rápidos e "contra-ataques" do terapeuta ou pessoas que convivem com pessoas com esse transtorno.
Estudo pessoal. Berenice Domiciano. Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã
R. Áreas problemáticas.
-emocional: reatividade emocional, depressão, irritabilidade, ira, ansiedade.
- interpessoal- Esse transtorno vai do amor ao ódio com facilidade , em segundos.
- comportamental- impulsividade, autolesões, pequenos cortes queimadura de cigarros, overdose, suicídio., dor emocional.
- cognitiva. Exemplo , o terapeuta sai de férias, ele acha que não se preocupa com ele.
- Alterações da identidade.
-Auto-imagem
-Auto-conceito
-sua identidade sexual
-sua imagem corporal.
- É necessário enfatizar mais a aceitação que a mudança e alternar entre um estilo terapêutico confortador e um irreverente e confrontador.
Essa abordagem dialética , segunda Linehan utiliza para nos proporcionar maior clareza descritiva (linehan, 1993a). Para essa autora consiste em fazer com que o terapeuta e o paciente se movam para cima e para baixo e para frente e para trás, até conseguir um equilíbrio. O terapeuta deve-se manter esse equilíbrio. Busca-se a integração entre os polos opostos,( emoções, desejos, crenças) . Para isso, são ncecessários movimentos rápidos e "contra-ataques" do terapeuta ou pessoas que convivem com pessoas com esse transtorno.
Estudo pessoal. Berenice Domiciano. Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã
domingo, 27 de novembro de 2016
Demência- Musicoterapia alternativa para idosos
ESTUDANDO: CUIDADOR DE IDOSOS
Demência
Demência é um comprometimento cognitivo geralmente progressivo e irreversível. As funções mentais anteriormente adquiridas são gradualmente perdidas. Com o aumento da idade a demência torna-se mais freqüente. Acomete 5 a 15% das pessoas com mais de 65 anos e aumenta para 20% nas pessoas com mais de 80 anos.
Os fatores de risco conhecidos para a demência são: Idade avançada História de demência na família, Sexo feminino
Os sintomas incluem alterações na memória, na linguagem, na capacidade de orientar-se. Há perturbações comportamentais como agitação, inquietação, andar a esmo, raiva, violência, gritos, desinibição sexual e social, impulsividade, alterações do sono, pensamento ilógico e alucinações.
As causas de demência incluem lesões e tumores cerebrais, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), álcool, medicamentos, infecções, doenças pulmonares crônicas e doenças inflamatórias. Na maioria das vezes as demências são causadas por doenças degenerativas primárias do sistema nervoso central (SNC) e por doença vascular. Cerca de 10 a 15% dos pacientes com sintomas de demência apresentam condições tratáveis como doenças sistêmicas (doenças cardíacas, renais, endócrinas), deficiências vitamínicas, uso de medicamentos e outras doenças psiquiátricas (depressão).
As demências são classificadas em vários tipos de acordo com o quadro clínico, entretanto as mais comuns são demência tipo Alzheimer e demência vascular.
Musicoterapia para idosos- Alternativa para Cura e bom humor
1.2. Demência tipo Alzheimer
De todos os pacientes com demência, 50 a 60% têm demência tipo Alzheimer, o tipo mais comum de demência. É mais freqüente em mulheres que em homens. É caracterizada por um início gradual e pelo declínio progressivo das funções cognitivas. A memória é a função cognitiva mais afetada, mas a linguagem e noção de orientação do indivíduo também são afetadas. Inicialmente, a pessoa pode apresentar uma incapacidade para aprender e evocar novas informações.
As alterações do comportamento envolvem depressão, obsessão (pensamento, sentimento, idéia ou sensação intrusiva e persistente) e desconfianças, surtos de raiva com risco de atos violentos. A desorientação leva a pessoa a andar sem rumo podendo ser encontrada longe de casa em uma condição de total confusão. Aparecem também alterações neurológicas como problemas na marcha, na fala, no desempenhar uma função motora e na compreensão do que lhe é falado.
O diagnóstico é feito com base na história do paciente e do exame clínico. As técnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser úteis.
O tratamento é paliativo e as medicações podem ser úteis para o manejo da agitação e das perturbações comportamentais. Não há prevenção ou cura conhecidas.
Berenice Domiciano. Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã
domingo, 6 de novembro de 2016
Psicopatia ou Sociopatia Como identificar? .Quais as razões para esse tipo de comportamento?Afinal o que é?
Um estudo feito pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro psicopata é viciado em dopamina, o neurotransmissor ligado à sensação de prazer. A pesquisa encontrou evidências de que o órgão de um indivíduo com o transtorno produz esse hormônio em escalas muito maiores, o que hiperativa a área de recompensas. Isso levaria os psicopatas a serem extremamente impulsivos, atraídos por riscos e necessitados por uma busca incansável de recompensas, sem se preocuparem com os resultados.
Outros estudos anteriores já haviam mostrado alterações significativas em uma região chamada amígdala responsável pelas reações emocionais.
A psiquiatra forense Hilda Morana cita ainda que os psicopatas a, apresentam alterações funcionais no córtex frontal suborbitário, área do cérebro envolvida no caráter, no raciocínio moral e no processamento de emoções sociais, como empatia, culpa, e vergonha. Ou seja, o sujeito não tem a parte cerebral que o permitiria ter noção do outro, completa..
Acredita-se que fatores genéticos e um ambiente desequilibrado na infância,como conflitos familiares e abusos verbais, físicos ou sexuais, também podem desencadear o surgimento da psicopatia.
Nunca subjugue o poder de sedução de um psicopata, completa.
Algumas características comuns que podem indicar que a pessoa pode ser um psicopata.:
Mentiras: visando conquistar aquilo que deseja, o psicopata não pensará duas vezes se achar necessário mentir sobre qualquer assunto.
Falta de empatia: psicopatas são frios, e indiferentes aos sentimentos, Colocar-se no lugar dos outros?
Jamais! Por isso, não costumam ter grandes e velhos amigos, no máximo alguns conhecidos- que eles usarão para alcançar seus objetivos.
Impulsividade: eles são impulsivos por natureza. Explodir por qualquer coisa, ficar agressivo ao ser contrariado e tomar decisões sem se preocupar com as consequências são sinais de psicopatia.
Manipulação: talvez uma das características mais marcantes nos psicopatas. Eles irão manipular, fraudar e controlar tudo e todos ao seu redor. Para isso, podem usar a lábia, fazer jogos.
Falta de responsabilidade: o psicopata nunca irá assumir um erro- a não ser que esteja visando algo com essa atitude.Geralmente ele procuram se esquivar ou não, então, jogar a culpa nas costas de alguém, e não sentirão remorso por isso.
Berenice Domiciano . Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã
Outros estudos anteriores já haviam mostrado alterações significativas em uma região chamada amígdala responsável pelas reações emocionais.
A psiquiatra forense Hilda Morana cita ainda que os psicopatas a, apresentam alterações funcionais no córtex frontal suborbitário, área do cérebro envolvida no caráter, no raciocínio moral e no processamento de emoções sociais, como empatia, culpa, e vergonha. Ou seja, o sujeito não tem a parte cerebral que o permitiria ter noção do outro, completa..
Acredita-se que fatores genéticos e um ambiente desequilibrado na infância,como conflitos familiares e abusos verbais, físicos ou sexuais, também podem desencadear o surgimento da psicopatia.
Nunca subjugue o poder de sedução de um psicopata, completa.
Algumas características comuns que podem indicar que a pessoa pode ser um psicopata.:
Mentiras: visando conquistar aquilo que deseja, o psicopata não pensará duas vezes se achar necessário mentir sobre qualquer assunto.
Falta de empatia: psicopatas são frios, e indiferentes aos sentimentos, Colocar-se no lugar dos outros?
Jamais! Por isso, não costumam ter grandes e velhos amigos, no máximo alguns conhecidos- que eles usarão para alcançar seus objetivos.
Impulsividade: eles são impulsivos por natureza. Explodir por qualquer coisa, ficar agressivo ao ser contrariado e tomar decisões sem se preocupar com as consequências são sinais de psicopatia.
Manipulação: talvez uma das características mais marcantes nos psicopatas. Eles irão manipular, fraudar e controlar tudo e todos ao seu redor. Para isso, podem usar a lábia, fazer jogos.
Falta de responsabilidade: o psicopata nunca irá assumir um erro- a não ser que esteja visando algo com essa atitude.Geralmente ele procuram se esquivar ou não, então, jogar a culpa nas costas de alguém, e não sentirão remorso por isso.
Berenice Domiciano . Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã
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