Análise do comportamento

domingo, 1 de maio de 2016

Esquizofrenia-.Transtorno de Comportamento

 O QUE É ESQUIZOFRENIA?

       A Esquizofrenia é um transtorno mental sério, cujo diagnóstico médico ainda está em processo de aperfeiçoamento , e é uma das principais causas de incapacitação de pessoas em todo o mundo.


   Você sabe quais são os sintomas doa Esquizofrenia?


   R) Estes sintomas podem ser divididos em positivos e negativos.

  Os sintomas positivos são experiências anormais e os negativos são perdas de comportamento normal de uma pessoa. Embora os sintomas positivos sejam mais chamativos e dramáticos e que, no início, causem maior preocupação, são os negativos que causam problemas mais sérios e que duram  mais.

Os sintomas positivos ocorrem nos episódios agudos e podem ser muito assustadores. Os mais comuns são:
sentimento de estar sendo controlado por forças exteriores e pensamentos e ações seriam determinados por  motivações alheias ao indivíduo;
alterações da percepção- a pessoa ouve vozes, vê coisas, sente cheiros ou tem sensações sem que nada exista. (alucinações)
crenças estranhas- são os delírios.

  Os sintomas negativos - geralmente , as pessoas ficam incapacitadas para o trabalho, para as coisas do cotidiano e  podem chegar até ao abandono do cuidado com a própria higiene:
perda de concentração
falta de energia e motivação
desinteresse pelas pessoas e pelo ambiente.

Esquizofrenia quer dizer desdobramento da personalidade ou personalidades múltiplas.?


R) Não . ao contrário do que muita gente acredita, esses transtornos mentais não têm nada a  ver com desdobramento de  personalidade. Também não é verdadeira a crença  popular de que as pessoas esquizofrênicas sejam violentas. Nos casos em que a pessoa portadora de Esquizofrenia se torna dependente ou abusa de álcool e drogas pode chegar a ter envolvimento em crimes. 

Além da medicação, há outro tipo de ajuda?

R) Sim, A psicoterapia é um recurso importante para que a pessoa aceite e lide melhor com a sua condição mental, para ampliar o entendimento e o discernimento da realidade externa e interna.

Os esquizofrênicos que fazem uma psicoterapia cuidam melhor até do seu tratamento farmacológico.

É muito positiva a contribuição de grupos de auto-ajuda e de recursos de reabilitação que a comunidade possa oferecer.

Berenice Domiciano- Psicopedagoga Cristã


Nenhum comentário:

Postar um comentário